Publicado em terça, 24 janeiro 2017, 11:40

Orgânica e Funcionamento
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma estrutura especializada de apoio e de orientação educativa, integrado na rede escolar, que articula com as estruturas de orientação educativa da escola e com outros serviços locais para promover condições que assegurem a integração escolar e social dos alunos e facilite a sua transição para a vida ativa. A atividade do SPO é enquadrada pelo Decreto-lei n.º 190/91 de 17 de Maio e o Decreto-lei n.º 300/97 de 31 de Outubro.

Autonomia Técnico-Científica
A equipa do SPO é composta pelo/a Psicólogo/a que, sem prejuízo da sua autonomia técnica e respeito pela deontologia profissional, depende do Órgão de Administração e Gestão da Escola, desenvolvendo a sua intervenção de acordo com um Plano Anual de Atividades aprovado superiormente.

Ética e Deontologia
Os profissionais dos Serviços de Psicologia e Orientação respeitam, na sua prática, as normas éticas e deontológicas do exercício profissional da psicologia adoptado pelas associações científico-profissionais portuguesas e internacionais, nomeadamente, a salvaguarda da privacidade dos alunos e das suas famílias, da sua cultura, dos seus interesses e o respeito pelas suas decisões.

Principais atribuições
- Apoiar o desenvolvimento integral dos alunos e a construção da sua identidade;
- Apoiar os alunos no processo de aprendizagem e integração escolar;
- Prestar apoio psicológico e psicopedagógico aos alunos, professores, pais e encarregados de educação, tendo em vista o sucesso educativo, a igualdade de oportunidades, etc.;
- Colaborar da deteção, avaliação e acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais;
- Promover atividades específicas de informação, aconselhamento e orientação escolar e profissional;

Atendimentos
O SPO encontra-se em funcionamento na sala 9 da escola, de forma a garantir as condições necessárias ao atendimento à comunidade educativa.

Para quem
O Serviço de Psicologia e Orientação está disponível para tod@s.
Para quem está indeciso em relação ao seu futuro ou quer saber as diferentes opções disponíveis, como para quem está passar por um momento difícil, quer nos estudos, como emocionalmente.

Como pode recorrer ao SPO
- Através da Direção;
- Através do Diretor de Turma;
- Presencialmente.

Atendimento aos alunos e encarregados de educação
O/a psicólogo/a está disponível para atender os alunos e encarregados de educação que o solicitem. Os atendimentos estão sujeitos a marcação e a sua calendarização depende das atividades planeadas e da urgência/prioridade do caso. Os atendimentos poderão ser agendados contactando o respetivo diretor de turma ou marcando, diretamente com o/a psicólogo/a, através do telefone da escola.

Horário de Funcionamento para o ano letivo 2016/2017
4ª feira: 9:00h-13:00h e 14:00h-17:00h
5ª feira: 13:30h-17:00h
6ª feira: 9:00h-13:00h e 14:00h-17:00h

Psicóloga
Elisabete Maria Matos do Vale

Contactos
[telf.] 269630320
[email] Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.